ácido hialurônico – o uso no tratamento estético

Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância encontrada naturalmente em nosso corpo e é responsável por dar firmeza e elasticidade à pele, deixando-a com aparência mais jovem pela capacidade de manter a pele hidratada e protegê-la contra a perda de água. Por causa desse poder de absorção é que tem a função de preenchimento no combate aos sinais de envelhecimento.

Com o passar dos anos, a produção de ácido hialurônico diminui, o que resulta em sinais de envelhecimento como rugas, linhas de expressão e flacidez. É aí que entra a possibilidade de preencher estas áreas com injeções de ácido hialurônico.

Além disso, ele também pode ser usado para preencher áreas com perda de volume, corrigindo assimetrias e melhorando o contorno da face.

O preenchimento tem sido feito principalmente para as seguintes regiões:

  • Lábios;
  • Bochechas;
  • Mandíbula;
  • Bigode chinês;
  • Queixo;
  • Olheiras.

Enquanto que procedimentos como Botox previnem a formação de linhas de expressão e rugas, o preenchimento com ácido hialurônico ameniza as que já estão marcadas.

Apesar de bastante procurado para ser aplicado no rosto, ele também pode melhorar a aparência estética de outras partes do corpo como:

  • Mãos: o envelhecimento pode fazer com que as mãos fiquem finas e sem volume, com veias e juntas mais proeminentes. O preenchimento com ácido hialurônico pode ajudar a dar volume e suavizar as linhas nas mãos;
  • Região do colo (decote): o envelhecimento pode causar perda de volume no colo e resultar em flacidez e rugas. A aplicação pode ser feita para preencher a área e melhorar a aparência;
  • Joelhos: a pele dos joelhos podem perder volume com o tempo, resultando em sulcos mais profundos e aspecto enrugado. O preenchimento com ácido hialurônico pode suavizar a aparência da área e melhorar a textura da pele;
  • Contorno do corpo: o ácido hialurônico também pode ser usado para melhorar o contorno do corpo, como na área dos glúteos ou nas pernas, para dar mais volume e forma.

É importante procurar um dermatologista especialista para realizar o procedimento com segurança. Ele irá avaliar a pele, a quantidade necessária para alcançar os resultados desejados e poderá aplicar anestesia local para minimizar o desconforto.

Quais os riscos do preenchimento com Ácido Hialurônico?

Podem ocorrer inchaço, vermelhidão e hematomas. Como é uma substância produzida pelo corpo, reações ao ácido não são comuns. Ainda assim, caso ocorra alguma complicação, o médico dermatologista terá a experiência necessária para identificar e reverter o efeito do ácido hialurônico.

O procedimento leva cerca de 30 minutos, dependendo da área tratada e da quantidade de preenchimento necessária.

O efeito do preenchimento dura em torno de 12 a 24 meses e, após esse período estimado, o corpo absorve naturalmente a substância e novas aplicações deverão ser realizadas para a manutenção dos resultados.

Se você se interessou ou tem dúvidas sobre o preenchimento com ácido hialurônico, agende uma consulta. Receba a avaliação do especialista sobre os procedimentos estéticos disponíveis e mais adequados para tratar suas queixas.

 

* Dra. Lúcia Rebello tem título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e é pós-graduada em Cosmiatria e Laser pela Faculdade de Medicina do ABC – SP.