bioestimuladores de colágeno: principais tipos

Bioestimuladores de Colágeno

Bioestimuladores de colágeno são substâncias que melhoram a flacidez da pele através da injeção em determinadas camadas da pele, estimulando a produção natural e biológica de colágeno, reduzindo o volume perdido e contribuindo para um aspecto mais firme.
Apesar de alguns bioestimuladores de colágeno possuírem, também, um efeito de preenchimento, o principal objetivo é estimular as fibras colágenas (fibroblastos) – quanto mais colágeno, menos flacidez.
É natural que no processo de envelhecimento, o organismo reduza a capacidade de renovação do colágeno, ainda mais se associado a fatores externos como exposição ao sol, poluição, tabagismo, etc. Estima-se um declínio da produção desta proteína, a partir dos 30 anos.
Com a estimulação, é possível promover a formação de novo colágeno, reduzir a flacidez adquirida ao longo dos anos e proporcionar uma melhora na qualidade da pele, de forma natural.

Principais Bioestimuladores de Colágeno

Sculptra (Ácido Poliláctico)

Age na reestruturação da pele e perda da elasticidade. Pode ser aplicado em regiões do rosto (evitando-se a área dos olhos e lábios) e do corpo como braços, pernas, abdômen e glúteos – com melhora da flacidez e da celulite.

Radiesse (Hidroxiapatita de Cálcio)

Bioestimulador de colágeno indicado principalmente para a melhora da qualidade da pele e para o tratamento de regiões como face, pescoço, colo e mãos.

Harmony Ca (Hidroxiapatita de Cálcio + ácido hialurônico)

Além de ser um bioestimulador de colágeno, tem efeito preenchedor, conseguindo atuar na reposição de volume e na flacidez do local. Indicado principalmente para melhora do contorno facial.

Fios de PDO (Polidioxanona)

São absorvidos e estimulam colágeno no local aplicado. É uma ótima opção para estimular colágeno nos locais onde não podem ser usadas as opções injetáveis como ao redor dos olhos e boca.
A quantidade de sessões indicadas e manutenção serão avaliadas pelo médico ou médica dermatologista especialista, conforme a particularidade de cada paciente e grau de flacidez.
Geralmente, quanto mais jovem, menos sessões são necessárias e a melhora é percebida em menos tempo. Pessoas com mais idade, precisam de mais sessões e outros tratamentos combinados para o objetivo que se queira alcançar.
+ Ver Botox (Toxina Botulínica)

Bioestimuladores de Colágeno: Onde e como são aplicados?

Como visto anteriormente, os bioestimuladores de colágeno podem ser aplicados em diferentes regiões da face e do corpo, onde se queira produzir o estímulo. O organismo continua a produzir o colágeno até 6 meses após o tratamento e já pode ser percebido entre 4 a 6 semanas, depois da primeira aplicação.
O resultado é o rejuvenescimento gradual e natural, através da firmeza da pele e, principalmente, diminuição das rugas e recuperação dos contornos da face.
O procedimento é simples e seguro, podendo ser realizado no próprio consultório médico do dermatologista. É indicado para quem quer revitalizar a pele e diminuir os sinais de envelhecimento, além da possibilidade da aplicação ter finalidade preventiva no combate à flacidez.
Para mais informações, entre em contato.
 
* Dra. Lúcia Rebello tem título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e é pós-graduada em Cosmiatria e Laser pela Faculdade de Medicina do ABC – SP.