Botox (toxina botulínica): saiba o que é e quando é indicado

Botox (Toxina Botulínica)

Botox (Toxina Botulínica) é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum (1), que provoca uma paralisia temporária leve e que é muito seguro, quando aplicado para fins estéticos ou tratamentos médicos. Mais conhecido por atuar na inibição da atividade muscular da face, amenizando rugas e linhas de expressão, o botox também apresenta benefícios que vão além da estética.

Conheça as indicações e cuidados necessários para quem quer realizar este procedimento.

Tratamento Estético com Botox (Toxina Botulínica)

O dermatologista irá aplicar o botox para atenuar rugas e linhas de expressão. É um método simples e seguro que traz um resultado muito natural quando realizado por um profissional criterioso.

É comum as pessoas confundirem o botox com outros procedimentos estéticos, por ser bem conhecido e utilizado há muitos anos – desde a década de 80, aproximadamente. Com isso, é compreensível que ele tenha levado a fama por muitos casos mal sucedidos que, invariavelmente, vemos divulgados nas notícias.

A toxina botulínica é aplicada em pontos específicos da face para impedir a contração dos músculos que causam rugas. Note que ele não descaracteriza contornos, apenas impede que o rosto seja estimulado, intensificando sulcos e marcas de expressão.

Onde o botox pode ser aplicado?

Para a finalidade estética, ele vem sendo aplicado com ótimos resultados em:

  • Linhas de expressão da testa;
  • Entre as sobrancelhas;
  • Ao redor dos olhos (“Pés-de-galinha”);
  • Ao redor dos lábios (“código de barras”);
  • Pescoço (“papada”).
Como é a aplicação da toxina botulínica?

São injetadas pequenas quantidades de toxina botulínica, superficialmente, no músculo que se quer relaxar, a fim de evitar sua contração.

A aplicação é rápida, em média 30 minutos, a depender do que for proposto, e as pacientes não costumam apresentar queixas de dor. Se for necessário, pode ser utilizado pomada anestésica. Pequenos hematomas podem ocorrer, apesar de incomum.

Espera-se que o botox alcance resultado máximo em 15 dias e o efeito dure aproximadamente 4 a 6 meses.

A paciente pode voltar a sua rotina tranquilamente, devendo seguir algumas recomendações como:

  • Não abaixar a cabeça ou deitar nas primeiras 4 horas após a aplicação;
  • Evitar atividade física por 48 horas;
  • Não massagear ou fazer movimentos com pressão na região, nem viajar de avião para que a aplicação não se mova, por aproximadamente 3 dias.
Quem pode realizar tratamento estético com botox?

O botox pode ser aplicado preventivamente para evitar que marcas de expressão se formem. A indicação é para pessoas a partir dos 25 anos, sendo importante a avaliação do profissional habilitado para a melhor orientação quanto à sua realização.

É contra-indicado para quem tenha alergia ao componente, gestantes ou que tenham tido filhos recentemente.

Realizar procedimento estético com médico ou médica dermatologista é ter a melhor orientação para os cuidados antes e após a aplicação do botox, além de assistência capacitada para eventual efeito colateral.

Tratamento Médico com Botox (Toxina Botulínica)

Além do uso estético, o botox é muito benéfico na aplicação para fins terapêuticos, como no tratamento para:

  • Bruxismo;
  • Paralisia facial;
  • Enxaqueca crônica;
  • Suor excessivo (hiperidrose).

Assim como no tratamento estético, procuram inibir a ação do fator que causa essas condições.

Por exemplo, a enxaqueca. O botox é aplicado em locais da cabeça que atuam entre o nervo e o músculo, bloqueando a transmissão da dor. Já na hiperidrose (suor excessivo), age inibindo as glândulas sudoríparas de axilas, mãos ou pés.

Em nenhum dos tratamentos, é definitivo. A duração pode variar de acordo com a particularidade de cada um, devendo ser avaliado pelo médico ou médica dermatologista especialista para o acompanhamento do paciente.

Para mais informações, entre em contato.