eflúvio telógeno – uma causa comum de queda de cabelo

Eflúvio Telógeno

Eflúvio Telógeno é como se denomina uma queda acentuada de cabelo, acima da média de 50 a 100 fios diários, devido a algum fator que predispôs essa queda. Tem efeito temporário, o crescimento do cabelo pode se restabelecer normalmente após um período, ou com auxílio de tratamentos, se detectado alguma condição crônica, ou ainda, para acelerar a recuperação do crescimento.

É uma queda difusa, por toda área do couro cabeludo. A queda acentuada dos fios pode ser percebida por um maior acúmulo no ralo , durante o banho, na escova de pentear, espalhados pelo chão ou cama.

Causas

O aumento repentino de perda de cabelo, costuma ser por consequência de algum fator que o originou anteriormente, em geral, até três meses de antecedência. São caracterizadas dois tipos de eflúvio telógeno: agudo ou crônico, conforme tempo de queda capilar.

Eflúvio Telógeno Agudo

Considera-se aguda, aquela em que os fios conseguem se restabelecer e voltar a crescer por si mesmos, ou com auxílio de tratamento, por um período estimado de até seis meses.

Tem causas mais identificáveis, que costumam servir de “gatilho” como:

  • Pós-parto;
  • Realização de alguma cirurgia, especialmente a bariátrica;
  • Mudança rigorosa de dieta;
  • Doenças;
  • Uso de algum medicamento, etc.
Eflúvio Telógeno Crônico

Quando a perda de cabelo se estende por mais de seis meses, é considerado um quadro crônico. Pode até incluir períodos de melhora, mas volta a cair novamente.

A longo prazo, pode afetar a saúde dos fios, apresentando diminuição do volume e fios mais finos e fracos.

As causas para uma queda mais prolongada dos cabelos podem ser:

  • Dermatites ou outras inflamações no couro cabeludo;
  • Alterações hormonais;
  • Doenças crônicas;
  • Medicamentos de uso contínuo, etc.

Tratamento

O tratamento depende da avaliação específica de cada paciente pelo dermatologista especialista em tricologia. Para a cura, é importante identificar e eliminar a causa que deu origem ao problema.

Embora, em certos casos, o processo regenerativo se dê de forma espontânea, há tratamentos que contribuem para acelerar o crescimento dos fios e recuperação do volume como o Low Level Laser Therapy – LLlT (fotobiomodulação); Microagulhamento, Microinfusão de Medicamentos na Pele – MMP ou Intradermoterapia, realizados pelo dermatologista no consultório, e medicamentos que podem ser receitados ao paciente.

Se desconfia que está tendo uma queda anormal de cabelos ou para mais esclarecimentos, agende uma consulta.

 
* Dra. Lúcia Rebello tem título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e é pós-graduada em Cosmiatria e Laser pela Faculdade de Medicina do ABC – SP.