Melasma: saiba o que são as manchas escuras na pele

Melasma

O melasma é uma desordem pigmentar em que a melanina é produzida de forma excessiva e causa manchas escuras irregulares na pele. A melanina é a substância responsável por dar cor à pele, olhos, cabelo e pelos. A quantidade de melanina acumulada é que determinará a coloração mais clara ou escura do melasma. Atinge muito mais as mulheres e o rosto, embora possa ocorrer também nos homens e em outras regiões como pescoço, colo e braços.
Não é uma condição grave que afeta a saúde, é sobretudo um problema dermatológico que pode ser muito incômodo para quem a possui. As manchas escuras no rosto podem afetar a autoestima e limitar a rotina social da pessoa.
Contudo, é importante consultar um médico dermatologista especialista para afastar a hipótese de outras doenças ou uso de medicamentos que tem como sintomas a hiperpigmentação da pele.
ação do melanócito sobre a melanina no melasma

Qual a causa do melasma?

Não se sabe exatamente o que causa o melasma, porém notadamente verifica-se que a exposição solar é uma das principais causas, tanto é que outras áreas mais cobertas do corpo não são atingidas.
A radiação solar emite luzes ultravioletas que estimulam os melanócitos, responsáveis por produzir melanina. Além disso, também pode ocorrer piora das manchas quando expostas ao calor ou à luz visível como a emitida pela tela do computador, televisão, lâmpadas fluorescentes, entre outros.
Outros fatores que contribuem para o aparecimento das manchas escuras no rosto são a predisposição genética, alterações hormonais, uso de anticoncepcionais e gravidez, neste caso, chamado também de cloasma gravídico.
Além disso, pessoas com pele mais escura têm maior probabilidade de desenvolver melasma.

Tipos

Conforme a camada da pele que essas manchas escuras atingem, classificamos em três tipos:

  • Melasma Epidérmico: quando encontra-se na camada mais superficial da pele;
  • Melasma Dérmico: quando atinge a região intermediária;
  • Melasma Misto: quando a hiperpigmentação está na epiderme e na derme.

melasma

Tratamento Para Melasma

O fator principal para o sucesso do tratamento é o uso contínuo e rigoroso do filtro solar de amplo espectro com proteção UVB, UVA, luz visível e filtro de protetor solar (FPS) maior que fator 50.
O filtro com cor é a melhor opção, além de proteção física como chapéu e óculos escuros. É importante o uso diário, a quantidade correta e reaplicar ao longo do dia – inclusive em dias nublados e locais fechados.
Existem várias opções de tratamento disponíveis para ajudar a clarear as manchas escuras da pele. O tratamento para o melasma envolve terapias tópicas e/ ou procedimentos médicos. O uso via oral de alguns ativos antioxidantes também podem ser associados.
Os cremes tópicos que contêm certos tipos de ácidos são comumente prescritos para clarear o melasma. Esses cremes são aplicados diretamente nas manchas escuras e podem levar algumas semanas para mostrar resultados.
Procedimentos médicos, como microdermoabrasão, peelings químicos, microagulhamento com clareadores e alguns lasers (Q-Switched Laser) ajudam no tratamento e costumam apresentar resultados mais rápidos, além de efeitos mais duradouros.
melasma tratamento laser Q-Switched
melasma tratamento spectra laser
Os resultados aparecem gradualmente e em longo prazo. Clarear as manchas escuras pode ser abordado de diferentes formas, consultar um dermatologista é importante para determinar o melhor tratamento para o melasma em cada caso particular.
Além dos tratamentos médicos, existem medidas preventivas que precisam ser tomadas para prevenir o melasma de aparecer ou ressurgir, como o uso de protetor solar e evitar a exposição excessiva ao sol.
Não há uma “cura” definitiva para o melasma. Ela pode ser clareada e ficar em controle para evitar que apareça.
Vale lembrar que o melasma é uma condição comum que afeta muitas pessoas. No entanto, se você se interessou e quer melhorar a sua pele ou tem dúvidas sobre o tratamento para o melasma, agende uma consulta. Receba a avaliação do especialista sobre os procedimentos estéticos disponíveis e mais adequados para tratar suas queixas.

* Dra. Lúcia Rebello tem título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e é pós-graduada em Cosmiatria e Laser pela Faculdade de Medicina do ABC – SP.