Os Efeitos do Inverno

Com a chegada do clima seco, a desidratação das células se torna uma preocupação, principalmente afetando a pele e as mucosas. Sintomas como narinas e olhos ressecados, cansaço e dor de cabeça, são comuns quando há falta de água e sais minerais no organismo.

grafico
Além disso, a prevalência de doenças alérgicas, como rinite e conjuntivite, aumenta, pois alérgenos como poeira, poluição e pelos de animais, permanecem mais tempo suspensos no ar.

Neste período do ano, a pele tende a ficar ressecada, apresentando sensação de aspereza, repuxamento, coceira e descamação. A baixa umidade do ar agrava essa condição, especialmente quando combinada com os banhos mais quentes, que se tornam comuns neste período.
“O clima seco e os banhos quentes comprometem a barreira de proteção da pele, facilitando a perda de água e a penetração de alérgenos, irritantes e agentes infecciosos, como vírus e bactérias. Esses fatores intensificam a dermatite e a coceira”, explica a fundadora da Clínica Lúcia Rebello Dermatologia, Dra. Lúcia Rebello.

Trecho da resvista Guia da Farmácia – Julho de 24