Papada – Como Tratar e Evitar?

Papada

A papada é um acúmulo de gordura ou flacidez na região abaixo do queixo que pode causar uma aparência de queixo duplo, como também é chamada. Ela resulta em um volume excessivo que descaracteriza a definição do contorno facial e pode trazer incômodo e afetar a autoestima da pessoa.

O Que Causa a Papada?

As principais causas da papada são o acúmulo da gordura e flacidez da pele que tem, geralmente, como fatores:

  • Obesidade: o excesso de gordura corporal pode se acumular em várias áreas do corpo, incluindo o rosto e o pescoço.
  • Falta de Firmeza e Musculatura: com o passar dos anos, a pele perde elasticidade e pode começar a “ceder”, contribuindo para o desenvolvimento da papada. Ou ainda, por uma perda de peso significativa que origina a “sobra” da pele.
  • Postura: uma postura inadequada, vista principalmente na utilização das telas do computador e smartphone, de manter a cabeça inclinada para a frente ou para baixo por longos períodos, pode enfraquecer os músculos do pescoço e contribuir para a flacidez da pele abaixo do queixo.
  • Estrutura Óssea: como queixo pequeno ou falta de estrutura óssea mandibular. nesse caso o tratamento é com preenchimento de ácido hialurônico.

Papada: Como Evitar?

Como a papada se forma pela gordura acumulada e falta de firmeza da pele, é importante destacar que é preciso manter hábitos saudáveis como atividade física e alimentação equilibrada, principalmente para manter o peso ideal e evitar o excesso de pele abaixo do queixo como efeito do sobrepeso e emagrecimento posterior.

Vale ressaltar que, além da preocupação estética na papada ou em outro local do corpo, a obesidade é um fator de risco para uma série de problemas de saúde como doenças cardiovasculares e diabetes.

Para contribuir para um aspecto mais jovial da pele, ingerir alimentos ricos em proteínas e vitamina C ajudam a estimular a produção de colágeno.

O colágeno é uma proteína do corpo humano e elemento fundamental para a estrutura da pele, proporcionando firmeza, elasticidade e sustentação.

Como Tratar a Papada?

Existem procedimentos não invasivos realizados pelo dermatologista que tanto previnem como auxiliam no tratamento da papada.
A associação de tratamentos para estimular a produção de colágeno com ultrassom microfocado e bioestimulador de colágeno traz uma boa resposta do organismo no aspecto mais firme da pele.

Também, é possível a melhora do contorno facial com preenchimento de ácido hialurônico na região do queixo e mandibular, além do botox para melhora das bandas do músculo platisma no pescoço.

O ultrassom micro e macro focado é muito usado nesse local, pois consegue alcançar as camadas mais profundas da pele, além da muscular e de gordura.

Entre em contato para agendar uma consulta se você está interessada(o) no tratamento de papada ou quer saber mais sobre os procedimentos estéticos.

* Dra. Lúcia Rebello tem título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e é pós-graduada em Cosmiatria e Laser pela Faculdade de Medicina do ABC – SP.